quinta-feira, 9 de outubro de 2008

"Antes que a natureza morra"

"Os grandes problemas da conservação da natureza estão, na realidade, intimamente ligados aos da sobrevivência do próprio ser humano na Terra.
Certos filósofos não hesitam em afirmar que a humanidade está mal encaminhada. Não nos cabe aqui fazer semelhantes considerações ou julgamentos, porém podemos afirmar, de acordo com todos os biólogos, que o ser humano cometeu um erro capital pensando poder isolar-se da natureza e não respeitar certas leis de alcance geral. Existe, já há muito, um divórcio entre o ser humano e seu meio. O velho pacto que unia o primitivo e seu habitat foi rompido de forma unilateral pelo ser humano, logo que este considerou ser suficientemente forte para seguir apenas as leis elaboradas por si mesmo...
... A natureza não deve ser salva para rechaçar o ser humano, mas sim porque a sua salvação constitui a única probabilidade de sobrevivência material para a humanidade, devido a unidade fundamental do mundo onde vivemos".
(Texto adaptado da obra Antes que a natureza morra, de Jean Dorst (Edusp, 1973) extraído de Lopes, Sônia - Bio 3, Ed. Saraiva, 2006)

Esse texto nos faz refletir sobre a importância de termos conhecimentos básicos sobre a dinâmica das populações e a relação destas com o meio ambiente, bem como as situações de desequilíbrio, suas causas e consequências.
Mesmo sendo da década de 70, o texto nos mostra que assuntos relacionados a ecologia são cada vez mais atuais. As previsões de estudiosos se cumprem dia após dia. O ser humano precisa repensar, de fato, sobre suas ações antes que a natureza morra...

Aguardo os comentários de vocês!

4 comentários:

Kadinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kadinho disse...

Salvar a natureza é salvar o ser humano!Só que os seres humanos estão degradando a natureza para atender suas necessidades.
A natureza é essencial em nossas vidas e as pessoas estão matando ela e tambem a si mesmo.
Devemos refletir e fazer a nossa parte para ajudar a natureza.As consequêmcias que pode ocasionar com a sua destruição é imensa e aterrorizante!

A Natureza Agradece!

Anônimo disse...

Dali fessora!

Kadinho disse...

Valorizar a natureza como importante fonte de matéria prima; Despertar o sentido dos valores sociais; Educar e capacitar novas gerações a cuidar e conservar o meio ambiente junto a todas as formas de vida que nele se manifestam; Colaborar no desenvolvimento harmonioso e sustentável das comunidades e do meio ambiente circundante e, Conscientizar sobre a importância do exercício da cidadania na conservação dos recursos naturais.