quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Água e a ecologia

Água e a ecologia

O planeta Terra é formado por ¾ de água (doce e salgada) e apenas ¼ de terra (continentes e terras). Fica bem mais fácil entender isso olhando no globo terrestre: toda a parte em azul representa a água, enquanto a parte em marrom representa a terra.
Apesar de ser gostoso brincar na água salgada do mar na praia, não podemos bebê-la, pois a apropriada para consumo humano é a doce. Essa água doce, que está em 2,7% do total de águas do mundo (os outros 97,3% são de água salgada, vinda de mares e oceanos) é distribuída assim:0,01% nos rios0,35% nos lagos e pântanos2,34% nos pólos, geleiras e icebergsDeu para notar que é muito pouca água doce se comparada à quantidade de água salgada, não deu? Para se ter uma idéia melhor de como é essa proporção, imagine que uma garrafa de dois litros cheia represente toda a água salgada do mundo e um conta-gotas, a água doce.
Também é pouca água em relação ao número de habitantes do planeta Terra. O Brasil é um país privilegiado, pois possui 13,7% da água doce do planeta. E 1,6% de toda essa água está no Estado de São Paulo.Para que a água continue sendo potável (que se pode beber) e suficiente para todos os brasileiros, temos que cuidar bem dela e evitar os desperdícios. Assim, preservamos nosso planeta e proporcionamos condições de boa saúde para as próximas gerações.

Nenhum comentário: