segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Países industrializados poluíram 2,3% a mais de 2000 a 2006

Emissões de gases do efeito estufa aumentaram em 40 países.Dados evidenciam urgência, diz secretário das Nações Unidas.

As emissões de gases do efeito estufa aumentaram 2,3% em 40 países industrializados entre 2000 e 2006, informou nesta segunda-feira (17) em Bonn (Alemanha) o secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, em inglês), Yvo de Boer.
Segundo De Boer, os dados evidenciam a necessidade de atuar com urgência, pois caso contrário ameaça o cumprimento das metas do Protocolo de Kioto.
O Protocolo de Kioto compromete os países industrializados a reduzir suas emissões poluentes em 5% no período entre 2008 e 2012 em relação aos níveis de 1990.
De Boer pediu que durante a conferência de Poznan (Polônia), que será realizada de primeiro a 12 de dezembro, se consigam "progressos" visando à cúpula sobre clima que acontecerá um ano depois em Copenhague, onde se deverá acertar um acordo que substitua o Protocolo de Kioto a partir de 2012.
Apesar do aumento generalizado nos últimos anos, De Boer destacou que o volume de emissões em 2006 era 5% inferior a 1990, ano de referência para as metas de redução.
Segundo De Boer, o retrocesso se deveu fundamentalmente à derrubada das indústrias no Leste Europeu após a queda do consumo e não aos esforços concretos para reduzir as emissões.
O secretário-executivo da UNFCCC manifestou seu temor que a crise econômica internacional ocasione uma menor disposição a investir na luta contra a mudança climática.Por outro lado, existe a possibilidade de uma recessão econômica derivar em uma queda do consumo energético.
"Não quero, no entanto, ver as metas do Protocolo de Kioto serem cumpridas à custa de pessoas passando fome", acrescentou.

Um comentário:

LAÍS disse...

Esse texto fala sobre o aumento considerável das emissões de gases no efeito estufa.