quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Poluição da água

A poluição da água vem sendo motivo de muitos debates e preocupações no mundo todo pois apesar de ser fundamental para a vida do nosso planeta, a água vem sendo usada de maneira irresponsável, diria até que de maneira irracional uma vez que continuando a poluição ambiental de lagos, rios e oceanos, mais breve do que se possa imaginar poderá vir a faltar água doce. Essa catástrofe só poderá ser evitada se a humanidade mudar radicalmente a maneira de tratar e usar esse bem insubstituível. Mais campanhas de esclarecimento têm que ser feitas, promover mais curso meio ambiente se faz necessário, assim como nas escolas existe a necessidade de mais debates e palestras de esclarecimento sobre: poluição da água, coleta seletiva de lixo, lixo orgânico e lixo reciclável, pontos estes fundamentais para que as nossas crianças comecem desde pequenos a se sentirem responsáveis pela natureza e sua preservação.
Fator determinante na poluição da água é a contaminação por esgotos e produtos químicos, desde a segunda metade do século XVII com a revolução industrial que o ser humano vem deteriorando rios, lagos e mares, com lixo, mineração descontrolada, produtos químicos jogados pelas industrias e esgotos lançados na natureza sem tratamento. Agora, diante da gravidade do problema, muitos governos com uma consciência ecológica bem mais desenvolvida vêm procurando fazer de maneira mais racional a exploração dos aqüíferos, ou seja, vem fazendo uso das grandes reservas de água doce subterrâneas com mais critério. Um dos maiores aqüíferos do mundo é o Aqüífero Guarani, situado na América do Sul sendo que grande parte dele está no subsolo brasileiro. A conscientização vai chegando a passos lentos em vista dos sérios problemas de saúde que temos e que são causados pela poluição da água. É grande o número de pessoas no nosso planeta que não tem acesso a água potável e muito maior o número dos que vivem sem condições sanitárias mínimas.
Políticos, autoridades e pesquisadores promovem encontros e seminários para tratar dos problemas da poluição da água e preservação dos recursos hídricos mundiais e defendem a tomada de atitudes urgentes para que o século XXI não seja atingido por uma grande catástrofe como será a falta de água doce. Medidas devem ser tomadas para o atendimento das necessidades básicas da população, para a valorização da água, cuidados para minimizar a poluição ambiental incluindo projetos para o meio ambiente com o intuito de preservá-lo, tudo isso faz parte de uma ampla tomada de atitudes por parte de todos pois esse não é um problema dos governantes e estudiosos mas de todos nós. A não poluição da água e o seu uso racional, dependem mais da consciência de cada um do que de medidas burocráticas e sem nenhum resultado prático.

Nenhum comentário: