quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Poluição por derramamento de petróleo

Os derramamentos de petróleo no mar são causados principalmente por acidentes com navios petroleiros, acidentes em plataformas de petróleo e pela água usada na lavagem dos reservatórios de petróleo dos navios e lançada diretamente no mar.
O petróleo derramado forma extensas manchas na camada superficial das águas e, com isso, bloqueia a passagem de luz, afetando a fotossíntese, além de impedir as trocas de gases entre a água e o ar.
O petróleo afeta também diretamente os animais aquáticos, pois se impregna na superfície de seus corpos, matando-os por intoxicação ou por asfixia, quando essa impregnação ocorre nas brânquias dos peixes. Além do problema da intoxicação, aves marinhas ficam com as penas recobertas por petróleo, não conseguindo voar nem termorregular, e morrem a seguir. Os mamíferos marinhos com o corpo impregnado por petróleo também não conseguem termorregular e morrem.
Os derramamentos de petróleo que atingem as regiões de manguezais são, do mesmo modo, muito graves, pois além de afetar as árvores e os animais que ali vivem, destroem a principal área de procriação para muitas espécies marinhas.
Existem alguns métodos que vêm sendo utilizados na contenção da dispersão das manchas de petróleo derramado: barreiras físicas e sucção por bombas são alguns deles. O uso de detergentes não tem sido indicado pois seus efeitos podem ser tão graves quanto os ocasionados pelo petróleo. O petróleo pode ser degradado por ação de bactérias específicas, mas esse processo é muito lento.
Tão importante quanto descobrir técnicas para retirar o petróleo das águas e praias é procurar evitar o seu derramamento através de medidas de segurança nos petroleiros e plataformas e do cuidado na lavagem dos tanques dos navios.

Nenhum comentário: