sábado, 1 de novembro de 2008

A terra não vai mais aguentar

Um relatório publicado na semana passada pela ONG World Wildlife Foundation dá a dimensão de como a exploração dos recursos do planeta saiu de controle e que conseqüências isso pode ter no futuro. O estudo mostra que o atual padrão de consumo de recursos naturais pela humanidade supera em 30% a capacidade do planeta de recuperá-los. Ou seja, a natureza não mais dá conta de repor tudo o que o homem tira dela.
A conta da ONG foi feita de seguinte forma. Primeiro, estimou-se a quantidade de terra, água e ar necessária para produzir os bens e serviços utilizados pelas populações e para absorver o lixo que elas geram durante um ano. A seguir, esses valores foram transformados em hectares e o resultado dividido pelo número de habitantes do planeta. Chegou-se à conclusão que cada habitante usa 2,7 hectares do planeta por ano. Nesta conta, o brasileiro utiliza 2,4 hectares.
De acordo com a análise, para usar os recursos sem provocar danos irreversíveis à natureza, seria preciso que cada habitante usasse, no máximo, 2,1 hectares. Se o homem continuar a explorar a natureza sem dar tempo para que ela se restabeleça, em 2030 serão necessários recursos equivalente a dois planetas Terra para atender o padrão de consumo.

2 comentários:

LAÍS disse...

O alerta para o ser humano já foi dado a muito tempo, porém parece que as pessoas não querem enxergar a realidade!

Nayara César disse...

Exatamente Laís...
E ainda tem gente que diz que essa trabalho que nós estamos fazendo é inútil... Se com tanta a informação a humanidade continua errando, imagine se não as tivesse?! Por isso, vamos continuar alertando na expectativa de que cada um mude suas ações!