quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A destruição do habitat

A destruição do habitat





A destruição da floresta de Madagascar é um típico exemplo das perdas de habitats da vida silvestre que estão acontecendo por todo o mundo. Infelizmente as florestas tropicais são as áreas mais atingidas.

A riqueza das florestas tropicais

As florestas tropicais são úmidas e quentes, e estão localizadas na América do Sul, América Central, África e Sudeste Asiático. Existem há milhões de anos e contêm uma diversidade enorme em sua fauna e flora.


Muitos dos mais conhecidos animais do mundo vivem em florestas tropicais: chimpanzés, gorilas e gibões e várias outras espécies de macacos; tigres e jaguares; lêmures; os pássaros mais belos do mundo, desde o beija-flor e o papagaio até as aves-do-paraíso. Há milhares de espécies de cobras e de pererecas, milhões de espécies de insetos – tantas que é difícil identificá-las.

Quando as florestas são destruídas, sua excepcional vida silvestre é condenada ao desaparecimento. Nesses últimos 30 anos, têm sido devastadas, para se conseguir madeira ou se formar fazendas, satisfazendo as necessidades dos habitantes da região. Contudo, a taxa de desmatamento tem sido fortemente acelerada, em função da moderna tecnologia. Cerca de metade das florestas tropicais já foi destruída. Se nenhuma ação efetiva contra esse comportamento for iniciada, todas as nossas florestas poderão desaparecer até o início do novo século e uma infinidade de maravilhosas plantas e raros animais também desaparecerão.

Primatas raros das florestas tropicais



Os primatas mais raros do mundo – inclusive o mico-leão-dourado – encontram-se nas florestas tropicais do sudeste brasileiro, dos quais restam menos de 300 indivíduos, preservados na Reserva Biológica do Poço das Antas (RJ).

No Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, 20 animais sobrevivem satisfatoriamente em sua colônia de reprodução, apesar da necessidade de outros indivíduos serem levados para lá, a fim de se evitar a endogamia.

O macaco-aranha também está muito ameaçado. Há somente 100 espécimes que sobrevivem em duas reservas, separadamente, e 25, mais ou menos, espalhados nas florestas do sudeste brasileiro. O fato de o macaco-aranha não procriar em cativeiro ameaça sua existência.

Os orangotangos vivem em remanescentes florestas na ilha de Sumatra, na Indonésia, onde existem apenas 2 mil sobreviventes em três reservas, e talvez a mesma quantidade viva fora das áreas preservadas. A chance de sobrevivência dos orangotangos é realmente pequena, em virtude do acelerado processo com que a floresta tropical vem sendo destruída.

Há duas espécies de gorila africano, no leste do Congo e Ruanda. Os que vivem nas montanhas são os mais ameaçados, restando apenas 250 indivíduos. É possível que existam aproximadamente 10 mil gorilas nas planícies, mas supõe-se que somente a metade sobreviva.

5 comentários:

Edezio Junior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edezio Junior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edezio Junior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nayara César disse...

Uma perguntinha pessoal: alguém sabe me dizer o que é ENDOGAMIA?

Quanto a postagem, muito boa Edézio!
As Florestas Tropicais têm uma Biodiversidade tremenda. Deves ser preservadas. As futuras gerações não podem ser privadas de tanta exuberância.

Edezio Junior disse...

Endogamia é um sistema onde os acasalamentos se dão entre indivíduos aparentados, ou seja, relacionados pela ascendência.