quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Fóssil indica que Antártida era um continente quente no passado


Espécie microscópica não seria capaz de sobreviver em um ambiente congelado.Registro foi encontrado em um lago que existia há 14 milhões de anos.

Um fóssil encontrado em um lago de 14 milhões de anos ofereceu aos cientistas uma prova de que a Antártida já foi um continente com temperaturas mais altas no passado. O achado é o primeiro do tipo na região e surpreendeu os pesquisadores por estar em um bom estado de conservação.
O fóssil é de um ostrácode, um tipo de crustáceo minúsculo, de menos de um milímetro, uma espécie que faz parte do zooplâncton, um elo importante da cadeia alimentar marinha – ligando o fitoplâncton aos animais maiores. O exemplar encontrado pela equipe internacional de cientistas permite que o pequeno animal seja visto em três dimensões.

Para os pesquisadores, a presença da espécie nessa região tão ao Sul mostra que a área era mais quente no passado. A temperatura média atual do inverno na Antártida é de 25 graus celsius negativos -– frio demais para os ostrácodes. Isso indica que de lá para cá, o continente teve uma significativa queda na temperatura.

A descoberta é importante para desvendar o delicado equilíbrio climático da região. Especialmente levando em conta as mudanças climáticas previstas com o acirramento do aquecimento global.

Os resultados foram publicados na revista “Proceedings of the Royal Society B.”

2 comentários:

Cínthia Souza disse...

espero a opinão de vcs! o que acham??? será possivel? alguma tese com base? ;)

Marcelo ( Cuscuz ) disse...

hum...
interessante essa !!
+ nun tem uma tese de que a terra jah foi um ambiente bastante quente??
ai seria quente nun todo neh!!
quem sabe se com a mudança da temperatura o bichinhu nao suportou o frio e morreu !!
ai qnd congelou o territorio ele congelou junto !!
axu q eh issu !!
+ dexo em aberto ainda!!