sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A inveja...

"O termômetro do sucesso é apenas a inveja dos descontentes" (Salvador Dalí)

Aos meus caros alunos, pessoas pelas quais tenho um IMENSO apreço e CARINHO. Aqueles que são filhinhos de papai e mamãe como qualquer outra pessoa. Aos meus alunos da CAF que aceitaram o desafio de construirem esse blog junto comigo e que usam pelo menos alguns minutinhos do seu tempo para postar coisas interessantes aqui ao invés de se preocuparem em falar ou escrever calúnias e difamações sobre o outro. Alunos que não estão de bobeira nesse mundo, que sabem que é preciso curtir, divertir-se, mas que também é necessário estudar para crescer intelectualmente, ou seja, alunos que sabem viver. À vocês que mesmo depois daquele comentário feito por alguém completamente sem escrúpulos (mal caráter e olho junto, kkkkkk) continuaram fazendo suas postagens e responderam com muita maturidade.

À vocês, Cínthia, Edézio, Ellen, Deivid, Isabella, Laís, Kennedy, Marcelo, Vanessa e Ricardo a minha manifestação virtual de afeto.

Virei até professorinha "SUPER STAR", nossa que MARA!!!!

Abaixo uma reflexão sobre a inveja. E, tenham a certeza, que esse foi o sentimento MOTIVADOR daquele comentário.

Espero que tal pessoa volte e também leia esta postagem e faça uma reflexão.

Ah, o objetivo do site não é salvar o mundo, é apenas um meio de fazerem os alunos refletirem sobre suas ações frente as questões ambientais.

Quanto a fome, é um problema sério e que deve ser discutido em várias instâncias (Municipais, estuduais, federais, ong´s) e não neste blog cujo tema é JANELA DA NATUREZA!

Vamos refeltir...

Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada à um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra.

A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver".

Entretanto, a inveja não é uma característica intrínseca do gênero humano ela é fruto do egoísmo, em uma sociedade concorrencial.

Os indivíduos, em contraposição, disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem uma reação dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos, isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".

A inveja é um produto social e histórico, sentimento esse arraigado no capitalismo no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria a arma dos "incompetentes".

Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.

Creio que ficou claro agora o motivo de tal comentário, não é?

E uma última frase: Ninguém atira pedras em árvores que não dão frutos. Isto significa que nós estamos dando frutos e algumas pessoas têm se incomodado com isso!

Continuemos sendo nós mesmos e não precisamos nos explicar, nossos amigos não precisam de explicações e nossos "inimigos" não acreditariam nelas.

Um forte abraço e vamos continuar!

Os comentários agora serão moderados por mim.

"A inveja é tão vil e vergonhosa que ninguém se atreve a confessá-la". (Ramón Cajal)

Isso explica o anonimato!


7 comentários:

Vanessa Rios disse...

concerteza Nay, continuaremos nosso trabalho, pois é por isso que estamos aqui, e não pra ficar falando da vida alheia. e se alguem colocou isso aqui é pura inveja ! pq sabe que jamais conseguira fazer um trabalho a essa altura, tão pouco ser como nós !!
mas mesmo assim agradeço por ter visitado nosso blog, prova de que estamos fazendo sucesso !!!
Beeijoos

LAÍS disse...

Oi Nay....
è muito triste saber que ainda há pessoas com esse tipo de atitude.
Pode deixar que por minha parte, vou continuar à fazer o trabalho.
Como diz em uma frase:

Sua inveja é a velocidade do meu sucesso!
Bola pra frente!

Cínthia Souza disse...

Brigado Nay! Isso tudo é inveja no minimo pq a pessoal ai nao tem competencia como a nossa! Vamos continuar fazendo a nossa parte! beijso galera =*

LAÍS disse...

Ah Nay..
esqueci, não vou postar nada hoje, pra deixar o que você na primeira página.
Ok....(rsrsrsr)

Nayara César disse...

É isso aí meninas...
Tah certoo Lai.
Ah, depois posta novamente aquela música.
Ficou ótima sua postagem...
E não se abale com esse tipo de comentário... Tipo de gente que não suporta a felicidade alheia!

Bjos
=)

Marcelo ( Cuscuz ) disse...

Dalhe pro nayara !!!
quem faz esses tipos de comentarios devia pelo menos dizer quem era!!
pra agente poder falar direto pra ela !!
ah...
jah começei a continuaçao !!
postei + 1 ein!!
hehe. abraçao galera !!

isabella disse...

POxa!!!!!!!


Gente IssO é super nOrmal ...Tudo q se trata da fabes gera essse tipo de desconforto nas pessoas , sabe ????essa inveja , esse descontentamentOO


Vamus mostrar q o 3°ano tem coisas e causas muito mais importante , como essa , pra fazer do q fik se importanto e falando da vida alheia .



Bjs ...