quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Inversão térmica

As partículas sólidas em suspensão no ar, da mesma forma que os gases normais e os poluidores, são levadas pelas correntes de convecção para as camadas mais altas da atmosfera e lá se dissipam. Este fato diminui a poluição atmosférica e reduz os seus efeitos.


Sabemos que a troposfera torna-se cada vez mais fria, à medida que aumenta a altitude. Pode ocorrer, no entanto, que uma massa de ar quente penetre na camada fria. Quando isso acontece, as correntes de convecção tornam-se fracas e incapazes de dispersar o ar e, com ele, as substâncias poluidoras. Então, a atmosfera próxima ao solo torna-se densa, escura e imprópria à vida normal e saudável.
Este processo, caracterizado pela presença de uma massa de ar quente onde normalmente a atmosfera é fria, e que responde pelo quadro descrito, é conhecido por inversão térmica.
A inversão térmica em cidades industriais e de alta densidade populacional é particularmente grave, pois aprisiona grande quantidade de poluentes no ar que a população respira.

3 comentários:

Vanessa Rios disse...

assunto dado, assunto publicado

Cínthia Souza disse...

vanessa amor brigada =) muito util perdi a aula de hj bjs

Vanessa Rios disse...

Por nada negoona linda =))